NOTÍCIAS

Série D terá mais oito clubes e mudança de fórmula em 2016
16/03/2016

São Paulo ganhou mais duas vagas, enquanto Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará receberam mais uma

Foto: Fernando Torres/CBF

A Série D do Campeonato Brasileiro ganhou uma novidade para a edição de 2016. Com o objetivo de integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições, oito agremiações foram incorporadas ao torneio deste ano. Assim, a Série D passa a ser disputada com 48 times.

Para a distribuição das oito vagas criadas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, São Paulo ganhou mais duas vagas (somando agora quatro no total), enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro ganharam mais uma vaga e agora terão três representantes cada. Já os estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará ganharam mais uma vaga e passarão a contar com dois clubes na competição nacional.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

Representantes do Torcedor de Vantagens

Vindos da Série C de 2015, Caxias e Icasa já tem vaga garantida na edição deste ano da Série D. Com a ampliação das vagas, a Federação Paulista de Futebol já confirmou o Linense, como um dos representantes do Estado por ter vencido a Copa Paulista em 2015.  

Fonte: Assessoria de Imprensa | CBF




OUTRAS NOTÍCIAS